novidades e outras coisas

Em entrevista recente, Umberto Eco diz que “Internet es como la vida, donde te encuentras personas inteligentísimas y cretinas. En Internet está todo el saber, pero también todo su contrario, y esta es la tragedia.

11459_548233378561859_2096845750_n

Ou seja, uma tragédia banal e previsível: quanto mais se alarga o universo dos nossos relacionamentos, contactos, fontes de desinformação, espaços de debate, etc, mais facilmente nos deparamos com o maravilhoso e o mesquinho. Porém, há uma ou outra lei da Física que explica haver maior probabilidade estatística para encontrarmos esta última categoria, em vez da primeira (life sucks, terá dito já algum filósofo).

A internet veio aumentar (vertiginosamente) o número de interacções possíveis para o ser humano comum. Que diferença para aqueles bem informados cidadãos ao longo do sec.XIX, correspondendo-se com dezenas, às vezes centenas, de outros indivíduos por todo o mundo, através de papel de carta e dos serviços de correio da altura (a pé, a cavalo, de barco), lendo jornais e revistas que os punham a par das últimas novidades com um atraso somente de dias, semanas, talvez meses, e partilhando entre si um imenso acervo bibliográfico que as enciclopédias (em papel, também) tornaram ainda mais fácil de aceder e consultar!

Porém, sentido crítico, bom senso, curiosidade intelectual e abertura de espírito nunca deixaram de ser ferramentas básicas para o uso e abuso destes recursos, sejam analógicos, sejam digitais.

Infelizmente, são ferramentas que não vêm com o software básico.

Anúncios

Comentários a: "“Internet es una cosa y su contraria”" (4)

  1. Querido Pepe…
    che rispondere? ah ah ahhh non sai quanto hai ragione, eppure, eppure in effetti se non ci fosse internet ed il blog, noi non avremmo potuto conoscerci!!!?
    E sia!
    No entanto, o tédio de não poder enfrentarse, não ser capazes de trocar paccate no ombro… Isso significa que eu sinto falta do que comummente é humano!!!
    Ma questa è la “virtualità” di Internet…
    sereno fine settimana, amico virtuale…
    :-)claudine

    • Sim, Claudine, a net é fantástica e a nossa amizade é bem a prova disso: os blogs são excelentes para divulgar nossas ideias e trabalhos, podendo ainda sermos recompensados com o conhecimento de gente interessante.

      Um bom fim-de-semana para si, são os votos deste seu amigo de carne e osso
      pepe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: