novidades e outras coisas

Dia do Pi 2013

Devo dizer que sou a última das pessoas que conheço para poder falar do Pi Π (3.14159265359) e o melhor que julgava entender era que se tratava de um número irracional. Apesar de ser verdade, não o é no sentido que lhe dava.

 chickenchaos

Dito isto, e assumindo publicamente que sofri um atraso neurológico das competências matemáticas a partir da tabuada dos 7 (com a notável excepção da tabuada dos 10), o Π sempre me fascinou desde que percebi que alguns matemáticos e místicos nele depositavam a esperança da revelação duma Inteligência Superior que concebeu o Universo. O que me parecia dar razão no entendimento sobre a irracionalidade de certas coisas.

how-many-digits-of-pi-do-you-know

Porém, mais tarde, ao ler Contacto de Carl Sagan, volto a me deparar com a questão da “transcendência” do Π, agora relacionada com outra magna questão que é a dos números primos. Ainda que totalmente inepto para a explicar, fiquei maravilhado com o enredo cosmológico sugerido na narrativa.

Sendo uma obra de ficção científica no pleno sentido da palavra, é uma abertura poética e pessoal para os enigmas (se preferirem, os “mistérios”) do Universo que não pretende levar a qualquer conclusão, e muito menos pretende dar respostas. É fascínio no estado puro, emocional e intelectual. Que é o mesmo que dizer: leva-nos a querer saber mais. E mais, ainda.

Quase Nada

Regressando ao dia do Pi 2013, minha humilde celebração limita-se à beleza e rigor destes mistérios e transcendências que podem ser estudados por todos, não somente por Iluminados.

Mais me fascinam por serem mistérios e transcendências que, com tempo, estudo e experimentação, acabam por perder a aura ou o numen, abrindo-nos as portas para outras “revelações”, novos “mistérios”, como actualmente está a acontecer com a famosa “partícula de Deus” ou, mais prosaicamente, o Bosão de Higgs.

Ou seja, estes mistérios e transcendências não se assumem como verdades eternas, imutáveis, indiscutíveis e carregadas de conteúdos normativos, antes pelo contrário.

mna1

Assim, para este cidadão que sofre de iliteracia matemática, o dia do Pi tem relevância como expressão do conhecimento racional e da liberdade de pensamento. E numa próxima reencarnação, se não for antes, tentarei ser melhor matemático.

cartoon-pi

Anúncios

Comentários a: "Dia do Pi 2013" (1)

  1. Obrigado pelo comentário no meu blog! A sua postagem sobre o “pi” está muito boa e “literária”!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: