novidades e outras coisas

-Então o meu papá disse-lhes, "Vá, malta, a sério, não comam aquilo" e a primeira coisa que aquela cabra faz foi come-la. Sim, e é por isso que estou aqui.

Na física do infinitamente grande, como na física do infinitamente pequeno, maravilho-me infinitamente ao partilhar a ignorância dos cientistas que nos falam da importância da matéria escura ou da “partícula de Deus”.

A natureza dos “mistérios” científicos é mais complexa e exigente que a dos Mistérios de outra natureza: ou é “misteriosa” porque assente em pressupostos mal estabelecidos ou porque só se desvela através de aparelhos conceptuais (e técnicos) ainda por estruturar. Mas, essencialmente, é um “mistério” que se revela a pergunta válidas. Questionar é uma arte maior do que a de responder, e as dúvidas menos perigosas do que todas as certezas.

Se me sinto particularmente à vontade para falar disto não é por ter sido iniciado nos saberes matemáticos (e outros) que permitem aceder às esferas superiores da mecânica quântica e da inflação do Universo, mas por pertencer àquela classe de brutos que pensa em voz alta o que cala no íntimo:

(…) Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: —
As coisas não têm significação: têm existência.
As coisas são o único sentido oculto das coisas. (Alberto Caeiro)

E, por isso, não sou indiferente ao murmúrio das folhas, folhas dos bosques ou das bibliotecas:

The library is a quiet place.

Angels and gods huddled
In dark unopened books.
The great secret lies
On some shelf Miss Jones
Passes every day on her rounds.

She’s very tall, so she keeps
Her head tipped as if listening.
The books are whispering.
I hear nothing, but she does. (Charles Simic)

Para as criaturas urbanas que não enfrentam a epifania da Aurora e do Ocaso, duma noite de Lua Cheia ou cheia de estrelas, nem experimentam as metamorfoses do bosque ao longo das 4 Estações, fica difícil entender que há tanta beleza no verbo de Sagan, quanto há de rigor na escrita de Eugénio.

Anúncios

Comentários a: "início da temporada do mistério pascal" (2)

  1. Partiamo dal presupposto che Gesù è davvero vissuto…
    che anche lui è una creatura realizzata (buddha) e che come lui altri prima ed in seguito, marcheranno la conoscenza teo-filosofica del nostro pianeta (e di altre sfere dove altre forma di vita hanno luogo).
    Certo nella fisica quantistica si cerca di dare una spiegazione ponderata (l’uomo necessita di “spiegazioni” in quanto non può credere se non vede o se ciò nel quale dovrebbe credere non è testimoniato…)
    Anch’io sono ignorante in materia, Pepe. Mi è importante credere che sono qui per ragione di somme (legge causa-effetto) a maturazione del mio karma…
    Il rispetto nelle altre forme religiose è comunque importante…
    Ognuno ha il diritto di credere a ciò che meglio gli aggrada, sempre che se facendo ciò non abbia a ledere all’incolumità di altri.
    Una sorta di rispetto trasversale ed universale…
    Pasqua? Un momento come tanti altri per raccogliersi in sé, con umiltà e penitenza, cercando di vedere oltre la solita coltre ottenebrante dell’egoismo egocentrico!
    Un grande abbraccio e tanta serenità
    :-)claudine

  2. Olá Claudine
    Para muitos sistemas de “explicação” do mundo a simples dúvida é uma afronta, levantar questões é heresia e satirizar seus fundamentos e ritos é uma abominação.
    Pela minha parte, não confundo pessoas com crenças, ideias, etc: só as primeiras me merecem respeito incondicional.
    Daí apreciar a “ignorância dos sábios” e preferir as dúvidas consistentes às verdades estabelecidas.
    Nisso sou profundamente devedor a toda uma tradição de conhecimento racional, de polémica cívica e de expressão artística que nos legaram os velhos gregos. Com rigor, seriedade, humor e poesia, de modo a contaminar a vida com um grãozinho de loucura.
    um beijo e uma boa semana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: