novidades e outras coisas

leis polémicas

Os antigos gregos devem ter algum mito que se aplique ao assunto, os contos de fadas de antanho têm com toda a certeza: isto de haver alguém, ou alguma coisa, que viola impunemente a lei do universo não pode durar sempre, e a penalidade há-de chegar, fatal e desproporcionada.

L’univers démasqué, 1932 de Magritte

Se bem que não tenha de ser assim, talvez. A dita lei só foi promulgada alguns anos depois da criação do universo (mais exactamente, há menos de 100 anos), por obra e génio dum tal de Alberto, e com aplicação retroactiva. Coisa que foi contestada, mais tarde, por um alentejano (e talvez por isso, para muitos fosse anedota).

Provavelmente não se passou nada: um mero erro técnico, e nada, nem ninguém, pôs a lei em causa. Até, como diz alguém, o sistema GPS assenta no cumprimento rigoroso ( e sem excepções) da lei, o que pode parecer trivial porque nos acompanha no dia-a-dia, mas as leis do universo são assim mesmo.

Há quem aguarde com muita esperança a confirmação de que a dita lei foi violada e não porque tenha nada contra ela, paradoxalmente. Simplesmente porque seria uma autêntica revolução dos costumes, talvez o mítico “começar de novo”, e tantos novos mundos a desbravar.

Para mim, leigo nas leis do universo e das outras em geral, mas com uma sólida cultura televisiva desde o anos 60 do século passado (viagens no tempo, tele-transporte, etc), ultrapassar a velocidade da luz não tem nada de extraordinário. Extraordinário, sim, é que por não-cumprimento da lei, esta venha a ser revogada e se faça outra em benefício do infractor. Deve ser por isso que, para muitos, o conhecimento científico não é fiável.

Que sirva, ao menos, para incentivar as escolas e os educadores a ensinar aos miúdos a entenderem as leis (do universo). Mas isso, se calhar, já sou eu a fazer ficção cientifica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: