novidades e outras coisas

Se algo de certo se pode concluir da confusão que se instalou na última década e que levou à incerteza generalizada (ou sistémica) em que vivem os países europeus e norte-americanos em especial, é a do valor dum bom debate e do confronto de soluções.

Aqueles que têm memória não esquecem a pressão dos governos, dos media, das “opiniões públicas”, dos “fazedores de opinião”, etc, quando surgiam vozes discordantes à política dominante.

Como foi o tempo em que alguém se atrevia a descrer da existência de armas de destruição maciça entre o Tigre e o Eufrates, ou quando as Cassandras (em Portugal, na versão dos “velhos do Restelo”) já anunciavam as bolhas e os produtos financeiros que mais não eram do que “lixo tóxico”, ou quando se levantavam suspeitas sobre favorecimentos a certas empresas por parte de certos governos, etc, etc, etc…

Até chegarmos aos dias de hoje e, para nosso grande, tão grande espanto, descobrirmos que, afinal, não haviam armas de destruição maciça, e, sim, muita bolha arrebentou e o lixo não só é tóxico como está no DNA do sistema financeiro…e que certas empresas eram beneficiadas. E etc e tal sempre eram como se temia ser, mas (quase) ninguém se atrevia a pensar que fossem.

Com a crise instalada e amplificada pelo discurso oficial dos governos e instituições, será ainda necessário lembrar que o debate e confronto de soluções é um mero acto de inteligência? Provavelmente. Até porque hão-de surgir as pressões para actuar rápido e no único sentido que o realismo e as opiniões bem fundadas determinam.

Nessa altura, dirão não haver tempo a perder em debates estéreis.

Eu, que sempre apreciei uma boa polémica, ainda virei a lamentar ter perdido a oportunidade histórica de ir a Madrid ver o Papa e lavar todos os meus pecados duma assentada só. Há coisas, realmente, que não merecem discussão.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: