novidades e outras coisas

óptica: ciência e ilusão

(…) Pode-se fazer o juízo que se quiser perante um défice de cinco por cento, não se pode é ter um défice de cinco por cento e querer convencer alguém que é de um por cento. Isso é aldrabice pura e dura. Temos de tornar independente o que é factual.

Foi o que aconteceu no ano passado?
Até às eleições, o défice foi mantido ocultado num determinado valor. Menos de um mês depois, a Comissão Europeia publicou as previsões do Outono em que demonstrou que não confiava no valor do Governo e avançou com outra estimativa.

 Chegámos ao final do ano com um défice que era quase o dobro do que fora divulgado até às eleições. Isto não pode ser. Tinha sido uma informação relevante até para a própria disputa eleitoral. Disputaram-se as eleições com a informação viciada. Não quer dizer que o resultado se alterasse – isso depende da valoração das funções de preferência das pessoas aos resultados. As consequências são sempre objectivas, mas a avaliação das consequências é sempre subjectiva.

Este ano, estamos na mesma situação. Ninguém sabe o que se passa com as contas públicas, é inadmissível. Em democracia, não é possível que a população não tenha essa informação.

(Vitor Bento in Público, sublinhados meus)

Isto mostra que vemos ilusões porque o cérebro realmente não quer ver a imagem dos seus olhos, mas o sentido dessa imagem (…). E esse sentido-e isto é realmente importante- é criado pela experiência“. (in BBC News, miserável tradução por minha conta)

“Isto é o que se chama a “ilusão do brilho contrastante”, o que prova que o contexto é tudo quando se trata do que vemos, mesmo quando se vê as mais simples qualidades do mundo, ou seja, a luminosidade. Mas porque é que o contexto é tudo?” (idem)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: