novidades e outras coisas

o poder dum homem só

Que se pode pensar de alguém que põe em causa a legitimidade do regime do seu próprio país? Um “criminoso que violou a lei do seu país, julgado por um tribunal desse seu país“? E que participa em “coisas” como a abaixo -assinadas?

“Unfortunately most of this political progress has extended no further than the paper on which it is written. The political reality, which is plain for anyone to see, is that China has many laws but no rule of law; it has a constitution but no constitutional government. The ruling elite continues to cling to its authoritarian power and fights off any move toward political change.” (in Charter 08)

Então, e que pensar dos motivos que animam quem premeia essa atitude criminosa? Uma obscenidade, talvez. Mas isso seria uma grande ingenuidade. Há pior, muito pior: A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China – é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos. (lido aqui, que é o mesmo que dizer de quem percebe destas coisas).

Que, curiosamente, está na mesma linha de pensamento de quem diz que  “the Nobel Peace Prize broadens the suspicion that there is a Western plot to contain a rising China“.

Se, ao menos, tivesse este nosso país um sistema político tão combativo que nos defendesse de quem quer subverter o actual regime!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: