novidades e outras coisas

No Centro de Emprego: "Recentes inqueritos revelam que os californianos estão ligeiramente mais optimistas com a economia em 2004..."

 Li as declarações do Presidente do IEFP sobre a falta de empreendedorismo dos desempregados, relacionando-a com a falta de empreededorismo nacional face à média europeia. De modo expressivo, o Público acrescenta números: “Em 2009, quando o número de desempregados que acorreu aos centros de emprego ultrapassou os 690 mil, apenas 6387 decidiram aproveitar os apoios do Estado“. O mesmo jornal refere-se que o dito presidente gostaria que a proporção fosse mais elevada.

 Pois…  Veja-se o caso (que garanto ser verídico) dum desempregado que meteu um projecto ao IEFP para montar uma micro-empresa em Janeiro de 2009: a) segundo uma portaria qualquer, a resposta do IEFP teria de ser dada obrigatoriamente em 90 dias b) mas foi logo avisado de que esse prazo não era para valer (quer dizer, já se sabia que ia muito além de 90 dias), o que  implicaria o indeferimento do processo, mas, claro, tal nunca acontecia por essa razão c) 150 dias depois (mais ou menos) é chamado pela 1ª vez ao IEFP, só para entregar uma declaração ou outra em falta (irrelevantes para a apreciação do projecto) d) 270 dias depois (mais ou menos) recebe o indeferimento por inviabilidade económica. 

 

Independentemente da qualidade da análise que está por detrás do indeferimento, registe-se que o instituto que apoia os desempregados a encontrar soluções para criar emprego para si (e, eventualmente, para outros) não desenvolveu um único contacto ao longo dos 9 meses no sentido do desempregado corrigir erros do projecto, apresentar soluções alternativas, etc. Indepedentemente da qualidade da referida análise, o seu tecnicismo está para além do entendimento do vulgar cidadão. Ou seja, talvez o sr.presidente do IEFP possa incluir novas razões para a “falta de empreendedorismo” dos desempregados: o incumprimento dos prazos por parte do IEFP  e a falta de apoio (por parte do IEFP) aos desempregados na elaboração dos projectos. 

Como se pode facilmente verificar, o IEFP aposta fortemente na realização de cursos para desempregados (a tal situação que os faz “desaparecer” das estatísticas durante o período de realização do curso…), então porque não criar precisamente um curso relacionado com o “empreededorismo e apresentação de projectos”?  O curioso é que, entretanto, o desempregado-com-processo-em-análise tem de estar já na posse do espaço da actividade a realizar (comprado ou arrendado). E quando reclama pela demora, dizem-lhe que nada impede que abra actividade (naturalmente, deixando de receber subsídio porque patrão de si mesmo).

Parece-me, mas devo estar enganado, que só o facto de ter de pagar renda ao senhorio ao longo de meio ano para ter uma loja/escritório/armazém de portas fechadas e sem perspectiva de data de abertura será suficiente para que o projecto de auto-emprego se torne a tal “miragem” que o sr.presidente do IEFP se refere. 

 Para concluir o caso do tal desempregado, uma nota cómica: passados já 10 meses após o indeferimento é chamado à junta da sua freguesia para falar com uma técnica do IEFP sobre a sua “situação face ao emprego”. Aí, em 10 minutos, responde à técnica as perguntas que tinha dado dois anos e meio antes no centro de emprego: idade, experiência anterior, habilitações, tempo que lhe restava de subsídio, coisas assim. No computador da técnica parecia não haver qualquer informação sobre aquele desempregado em concreto, nem a sua tentativa gorada de montar o negócio. Quando questionada sobre cursos que pudessem interessar, a técnica respondeu que o governo tem apostado na formação dos desempregados jovens, não estando previsto nada para faixas etárias mais altas. 

Bem diz o presidente do IEFP que, apesar de tudo, “há exemplos positivos de pessoas que conseguiram dar a volta”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: