novidades e outras coisas

“delitos” de opinião

"Pela libertação imediata e sem condições de todos os presos políticos das prisões cubanas" in Petição

  

Para que servem os abaixo-assinados? Se tiverem alguma amplificação mediatica, no mínimo chateiam. No caso deste que aqui subscrevi, é o mínimo que se pode fazer em prol de quem vive uma situação insuportável. Um texto duro, factualmente exacto, apontando responsáveis, é salutar e passível de discussão.     

Nem tenho a inocência dos anos 70-80 do sec.XX, em que havia a postura políticamente correcta de criticar os Estados Unidos sempre que se criticava a União Soviética. Há sistemas políticos que foram concebidos para se autoregularem e sistemas políticos concebidos para regularem os outros. A tortura institucionalizada pela Administração Bush foi denunciada e combatida no interior do próprio sistema político norte-americano, enquanto em Cuba os donos do Poder têm o mesmo nome há mais de 50 anos e não concedem o direito ao contraditório, quanto mais à independência do poder judicial.    

Há dias qualifiquei de “ridículo” outro abaixo-assinado a propósito do mesmo drama dos presos políticos cubanos, dirigido à Embaixada de Cuba. De facto, não tenho pachorra para os arranjos florais de textos que procuram não ferir sensibilidades ideológicas. E ainda me deixo surpreender com a obscenidade, a propaganda acéfala e insultuosa.     

Porque, na realidade, o meu critério não está em escolher entre os bons e os maus. Prosaicamente, avalio um sitema político que permite aos leitores de jornais ler isto “No es iluso pensar que el extraño privilegio de Cuba, Venezuela, Irán o la República Popular China en las Resoluciones del Parlamento Europeo, persiguen un objetivo común: cuestionar la política interna y exterior, magnificar los problemas de países cuya trayectoria progresista, desarrollo económico o política diferenciada, “preocupa” a quienes dictaminan qué puede o no hacer cada quien en uso de su soberanía nacionale, por contrapartida, ler isto “Si algún país del mundo tiene un verdadero programa para lograr la reeducación del hombre y su reinserción en la sociedad, ese es Cuba, en cuya concepción y puesta en práctica desempeñó Fidel un papel protagónico “. E para variar, ainda ler que “el Parlamento Europeo acaba de aprobar, luego de un sucio debate, una resolución de condena contra nuestro país que manipula sentimientos, tergiversa hechos, esgrime mentiras y oculta realidades“. Ou seja, podendo todos assim concluirem livre e ajuizadamente que “Exceptuando a sus familiares y a los médicos, ninguno de sus afines en las actividades políticas contra el Gobierno de Cuba fue a los hospitales a pedirle a Zapata Tamayo que abandonara la huelga, nadie le dijo que desistiera porque peligraba su vida, esas imágenes no existen“.   

actualização do fim de dia:   

 

   

Cerca de 30 Damas de Branco, grupo que reúne mães e mulheres de presos políticos cubanos, foram detidas pela polícia quando efectuavam um desfile no bairro de Párraga, em Havana, e metidas à força em dois autocarros.(in Publico)   

Estava presente no desfile a mãe de Zapata Tamayo…  

  

  

Anúncios

Comentários a: "“delitos” de opinião" (2)

  1. Eu sigo insistindo en pensar o menos posible sobre o que acontece, por exemplo, en Cuba ou en Venezuela por unha razón moi, digamos cartesiana: a dúbida. Só podo opinar polo que leo e me contan nos medios, pero como uns medios tiran para un lado e os outros… contra ese mesmo lado ¿cómo podo saber se o que sei e certo, para poder opinar?
    Fíxese que estou a pedirlle consello, Pepe. 🙂

  2. Ui, Míguez! Conselho?! O que pede vai dar para escrever um novo post em resposta…um dia destes.
    um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: