novidades e outras coisas

Passar, em poucas dezenas de anos, duma situação criminal ao reconhecimento legal do direito ao matrimónio é uma evolução simplesmente admirável.

Atente-se ao detalhe: quando eu nasci e durante os anos da minha juventude, ninguém era livre para manter uma relação consentida com alguém do mesmo sexo. A homossexualidade só foi descriminalizada em 1982. Em 2009, até a Igreja Católica pugnou pelo referendo ao direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo: “A iniciativa de pedir o referendo é dos cidadãos. Sei que muitos deles são católicos” (José Policarpo, cardeal patriarca in Agência Ecclesia).

A mesma Igreja que ainda classifica a homossexualidade como uma coisa assim muito, mas muito “desordenada”*, tem bispos em Portugal que pretendem “designar e tratar, com respeito e verdade, tal relação para que todas as pessoas homossexuais sejam protegidas e defendidas nos seus direitos humanos” (Ilídio Leandro, bispo de Viseu in Agência Ecclesia). Portugal é mesmo um caso digno de estudo!

Serão “poucas” as pessoas que vão aproveitar a nova lei? É esta uma questão “menor”? Como disse alguém que sabe do que fala e luta pelo que pensa: As pessoas de quem estamos a falar nasceram numa sociedade largamente homofóbica, à semelhança da experiência terrível do racismo para muitas pessoas negras em várias sociedades, e à semelhança da experiência terrivel do sexismo para muitas mulheres. (Miguel Vale de Almeida in Público)

*Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (103) a Tradição sempre declarou que «os actos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados» (104). São contrários à lei natural, fecham o acto sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afectiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.(…) As pessoas homossexuais são chamadas à castidade.” (in Catecismo da Igreja Católica)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: