novidades e outras coisas

depressão interior

Em contraste com o exemplo do post anterior, esta notícia reflecte o país choramingas e deprimido que aguarda o regresso de D.Sebastião.

As autarquias andam décadas a reclamar estradas, autoestradas, estações de TGV até! Muitas vezes com razão, outras não se percebe porquê.  Depois, quando têm a autoestrada/estrada/ou-lá-o-que-valha espantam-se que os automobilistas passem ao largo, os turistas não durmam na região nem façam compras, e que o Interior esteja cada vez mais velho e despovoado.

Como turista, posso lhes confirmar o que estão fartos de saber: a esmagadora maioria das localidades perde/perdeu aquilo que verdadeiramente atrai (a zona histórica) em prol dum urbanismo que não deve nada ao melhor que se encontra em Rio Tinto ou Ermesinde. Circulando pela região vê-se o eucaliptal/pinheiral substituir o bosque e o baldio original; o ferro-velho, o pavilhão industrial, os bairros de moradia em banda, as estradas e estradões, ocuparem os antigos e pitorescos campos; ribeiras e rios represados e sem vida; monumentos ao abandono.

Quando há zonas naturais que justificam a paragem por vários dias, faltam os percursos pedestres (não confundir com as estradas de terra batida) e, se os houver, sua sinalização.

E,  em vez de aguardarem pela hipotético investimento estrangeiro numa indústria qualquer, bem poderiam perceber o que falta para estimular a iniciativa local nas riquezas naturais (os enchidos, os cogumelos, o turismo de todo-o-ano-todas-as-idades-todas-as-bolsas).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: