novidades e outras coisas

ciência e poesia

Fui desafiado a demonstrar qual seria a minha contribuição para o progresso tecnológico da Humanidade, não no corrente século (para o qual é consabida a minha incapacidade até para inventar a pólvora), mas há 2000 anos atrás caso fosse possível me transportar no tempo.

Este questionário coloca questões algo pertinentes para o dia-a-dia da Humanidade e meu contributo foi considerado medíocre, já que “só” permite avançar 1000 anos. Ou seja, o meu nível de conhecimento técnico está ao nível dum cientista do sec. X. Quem dera! Infelizmente, neste capítulo ainda me sinto ao nível dos chamados Pré-Socráticos (e mesmo assim).

Já quando era adolescente sabia bem as diferenças entre ouvir o mesmo LP numa aparelhagem de boa qualidade e num de qualidade sofrível, mas enfastiavam-me escapavam-me as minudências técnicas dos amplificadores, das colunas, etc e tal. A mim, o que me interessava mesmo eram coisas como a descoberta do som do baixo que me escapara totalmente em gira-discos inferiores.

Por outro lado, fico sempre perplexo com a paixão com que se compram aparelhagens sofisticadas e caras para se ver televisão, gramando ouvindo descrições técnicas próprias dum manual de electrónica, quando o que se pretende é continuar a ver concursos, telejornais, jogos de futebol e uma ou outra série. Quero eu dizer: porque é que a sofisticação técnica não é acompanhada por uma correspondente sofisticação dos gostos lúdicos e estéticos dos consumidores?

Este divórcio aparente certamente não é uma fatalidade, como posso avaliar pela sessão de poesia abaixo anunciada.

ciencia e poesia

E Keats estava errado, como fica demonstrado pela concludente refutação de Hipgnosis e George Hardie :

Comentários a: "ciência e poesia" (1)

  1. I read a lot of interesting articles here. Probably you spend a lot of time
    writing, i know how to save you a lot of time, there is an online tool that creates high quality,
    SEO friendly posts in minutes, just type in google – laranitas free content source

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

