novidades e outras coisas

cavaco versus sócrates

(…) não existe em nenhuma declaração ou escrito do Presidente qualquer referência a escutas ou a algo com significado semelhante. Desafio qualquer um a verificar o que acabo de dizer(PR)

“sei que é essa a opinião geral (…) Mas eu tenho o espírito obtuso, ao que parece, porque o não compreendo” (Sócrates)*

Transmito-vos, a título excepcional, porque as circunstâncias o exigem, a minha interpretação dos factos. (PR)

“seja qual for a questão sobre a qual tenhamos de deliberar, torna-se necessário conhecer aquilo sobre o que vai deliberar-se, meu rapaz, pois de outro modo, forçosamente nos enganaremos.” (Sócrates)**

Agora, passada a disputa eleitoral, e porque considero que foram ultrapassados os limites do tolerável e da decência, que os portugueses compreendam que fui forçado a fazer algo que não costumo fazer(…). (PR)

“De resto, o que se passou é algo que eu já esperava. O que pelo contrário, me causa grande admiração é a maneira como os votos se repartiram contra mim e a meu favor. Nunca pensei que a diferença fosse tão pequena, sempre esperei uma maioria forte.” (Sócrates)***

Só há uma forma de lidar com este tipo de suspeições: é cortar o mal pela raiz” (Pedro S. Pereira in Publico)

“Em tais circunstâncias, pergunto: que diziam exactamente os meus caluniadores?” (Sócrates)****

*in Diálogo sobre a Justiça autor: Platão pp. 87 editorial Inquérito trad.Lobo Vilela
** in Fedro autor: Platão pp42 Guimarães Cª ed. trad. Pinharanda Gomes 1981
*** in Apologia de Sócrates autor: Platão pp95 ed.Verbo trad.M.Oliveira Pulquério 1972
**** idem, pp68
Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

