novidades e outras coisas

o que dizem os búzios (2)

A alegria e o alívio de não perder o poder. “Negociar” não é problema quando já se temia ficar sem os dedos. O poder vale por si, mesmo quando mitigado. Mais fácil ainda quando se teve a oportunidade duma terapia de choque para se adaptar ao novo modelo do “diálogo” e do “bonzinho”.

Perder o pássaro depois de o ter na mão (ou assim parecer que estava…) já é mau, mas deste modo é muito mau. E não serão as autarquias que darão grande conforto, mesmo que resultem espectacularmente: os autarcas não costumam dividir as vitórias com a direcção do partido. Depois, não se trata dum jogo a 3 tempos em que ainda se pode ganhar por 2-1. Esta cena é mais do estilo de 3 taças tipo a de Portugal, a do campeonato e a supertaça. A de ontem vale uma época.

Depois de andar a chorar pelas migalhas caídas da mesa, ver outro levar o queijo com que nunca se sonhou mas ter a faca mais que desejada na mão, deve inspirar uma grande vontade de partilha baseada num entendimento civilizado sobre os superiores interesses comuns.

Continuar a ser “l’enfant terrible” (ou “l’a bête noire”, conforme o francês de cada um…) não deixa de ser um afrodisíaco para o futuro, principalmente depois duma “performance” admirável. Porém, há um “contudo” sempre a considerar nestes casos: o crescimento leva às dúvidas existenciais, à inflação dos egos, a comportamentos contraditórios, à dilaceração da alma. À velha, tão velha,oposição entre o realismo e o sonho. Ou como passar de Peter Pan a Zé Povinho.

Envelhecer rijo e com força para destabilizar governos é um prodígio que, como tal, não admite alternativas de rumo. E para quê mudar, se nem a Coca-cola consegue alterar a sua imagem de marca sem sofrer as consequências?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: