novidades e outras coisas

livros tratados como lixo

Que fazem as editoras com os livros que não se vendem? A resposta óbvia: reciclam-nos.

Bem mais lógico do que certas propostas absurdas como a seguinte: pergunto-me mesmo se não poderia lançar-se um Banco Editorial contra o Analfabetismo (ou contra a Iliteracia, o que seria mais realista), onde pudessem ser recolhidos os fundos editoriais que por aí andam a ser vendidos ao quilo. E, quem sabe, poder oferecê-los pelo mundo de língua portuguesa, para locais onde há imensa falta de coisas escritas em português. E não apenas literatura portuguesa, como o viés patrioteiro de alguns apenas quer promover. (in Duas ou três coisas)

Ou a proposta ainda mais lunática de pôr as autarquias a comprar os livros: aquisição a preços reduzidos de acervos bibliográficos que enriqueçam o espólio das bibliotecas da rede de leitura pública, ou outras. (in SPA)

"Há alguns meses, um colega ofereceu-me um livro da sua autoria, versão melhorada da tese de doutoramento. Naturalmente, agradeci-lhe o gesto, até porque o tema era do meu interesse. Disse-me que o caso não merecia tanto, pois a editora tinha-o contactado perguntando-lhe se queria comparar os restos da edição, ao quilo penso ter ouvido, caso contrário, iriam para reciclagem."(in De Rerum Natura)
“Há alguns meses, um colega ofereceu-me um livro da sua autoria, versão melhorada da tese de doutoramento. Naturalmente, agradeci-lhe o gesto, até porque o tema era do meu interesse. Disse-me que o caso não merecia tanto, pois a editora tinha-o contactado perguntando-lhe se queria comprar os restos da edição, ao quilo penso ter ouvido, caso contrário, iriam para reciclagem.”(in De Rerum Natura)
 
Anúncios

Comentários a: "livros tratados como lixo" (2)

  1. Adelaide Pereira said:

    Existe uma relação de interesse e de afecto para com os livros.

    No entanto, não é sentida e vista assim por todos os intervenientes pelos quais o livro existe.

    Deixou de haver espaço para o que mais interessa com a deteriozação das áreas de leitura e com a massificação do conhecimento pelos media. Existem inumeras formas de acesso ao conhecimento para consumo sem sentido critico e sem qualidade.
    Este comportamemto dos leitores e dos media leva à dificuldade a que se assiste para a publicação de obras que se guardam para se “utilizar” num dado momento com um olhar observador e criativo do que se lê e vê.

    Ter hábitos de leitura de boas obras, é e sempre será uma excelente forma de nos cultivar; de alargarmos o nosso conhecimento do mundo e de nós próprios; de pensarmos outras prespectivas através do confronto de ideias.

    Adelaide Pereira

  2. Até entendo que as editoras tenham constrangimentos económicos para utilizarem a reciclagem como alternativa à doação, complicado de entender é serem constrangimentos fiscais.

    Não será de hoje o divórcio entre o livro e o público mas a tendência tenderá a agravar-se: é que “livro” é simplesmente o suporte de informação/entretenimento (e por aí se percebe que não tem grande futuro) e hábitos de leitura é vício com pouca tradição neste país.

    Além disso, Adelaide, boa parte das toneladas de livros editados carecem de qualidades viciantes como o despertar da curiosidade por novos temas ou da paixão por saber mais sobre o mesmo assunto.

    Isso de ter um livro em casa como quem guarda um doce para ser saboreado quando apetece ou como se o usasse para se dopar antes duma maratona de ideias e debates, é experiência demasiado estranha para ser entendida por quem nunca caíu no vício. Felizmente, com o Facebook e coisas assim nunca estaremos sós com nossos pensamentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: