novidades e outras coisas

Até ao passado fim-de-semana, a única coisa boa que podia dizer de Fátima era ser um fenómeno de massas que chegava a reunir centenas de milhar de pessoas numa atmosfera de paz e solidariedade. O que, não sendo pouca coisa, levava a temer pelo dia em que toda essa gente perdesse a motivação.

Acontece que, de sábado para domingo, tive ocasião de ver e ouvir peregrinos ao vivo e a cores, em Pombal. Para quem vem do Norte, esta é a última etapa antes da chegada a Fátima. Se observei, por um lado, o absurdo das pessoas caminharem até à exaustão ou prosseguirem a caminhada apesar das bolhas e feridas nos pés, das pernas inchadas, a verdade é que me espantei com o espírito com que enfrentam os rigores da peregrinação.

Na verdade, é um espírito que me é familiar: o de quem está de férias, inserido num grupo de gente amiga, ao que acresce a dinâmica própria dos que se colocam objectivos. De certo modo, comparo com as minhas caminhadas por montes e vales, também com bolha nos pés e arranhões nas pernas, para alcançar não sei que destino mirífico. E ao vê-los deste modo, alegres e tranquilos, como não hei-de simpatizar com os peregrinos e a peregrinação?

Por isso, apoio o esforço para se criarem verdadeiras rotas, afastadas das estradas de grande movimento, à semelhança do que imagino ser o “Caminho Francês”. E compreendo a frustração dos peregrinos com o cepticismo da Igreja em relação aos milagres dos pastorinhos: “Seria bom exortar os fiéis a invocarem a intercessão da Lúcia” dizem-lhes, como se o problema estivesse aí!

Claro, se o meu conselho valer de alguma coisa, bem podiam preferir um santuário com santinha (ou santinho, conforme gostarem mais) de créditos já firmados. E se for numa daquelas serras do Minho ou das Beiras, uma ermida no Douro ou em Trás-os-Montes, podem estar certos que ficam melhor servidos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: