novidades e outras coisas

proibicionismos

piercings.png

Curiosa esta maneira de abordar um tema que até merece toda a atenção: proibição, exigência de declarações de consentimento, pesadas multas, e não sei que mais. Provavelmente, e a exemplo de outros casos, fala-se de coisas que mal conhecem, mas de que têm inabaláveis certezas.

actualização em 18/03/08: certamente atento a este humilde blogue, o proponente do projecto-lei resolveu devolver aos cidadãos a iniciativa de optar pelo que entendem fazer no seu corpo. Espero é que não tenha estragado a oportunidade duma sensibilização para riscos e excessos obviamente prejudiciais.

 

Pessoalmente, até o tradicional piercing português (o brinco no lóbulo furado da orelha) é coisa de que tentei convencer minha filha a não fazer, com tão pouco êxito que ela, passados anos, ainda acrescentou mais uns furos. Certamente, enquanto for menor, não a autorizarei a fazer piercings na língua e por razões idênticas às que constam no projecto-lei do ilustre deputado. E aceito que se protejam os menores desses piercings de risco acrescido para a saúde, mesmo que tenham autorização dos pais.

Mas daí a retirar do baú do legislador toda a artilharia pesada em prol duma questão que não tem sido debatida, para a qual não houve uma sensibilização prévia, nem há consciência social da existência dum problema, é comprometer a eficácia da profilaxia social que se pretende.

Para mais, exprime um “estilo” muito na moda, mas que não é mais do que um velho tique autoritário reciclado: a preocupação em proteger os outros dos seus próprios desejos. Seja o desejo da carne, o desejo de ser (ou ser diferente), o desejo de experimentar, o desejo de acabar a própria vida quando é uma não-vida, sem esperança e de sofrimento quotidiano.

Mais curioso quando vem de quem vem: dum deputado que prima pela vacuidade no que toca à região que o elegeu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: