novidades e outras coisas

Não acredito que o tal directório dos grandes países consiga impor um diktat contra os interesses dos restantes membros da Comunidade: esse é um fantasma recorrente da história europeia, uma ilusão permanente dos líderes das grandes potências, que as rivalidades, as vizinhanças e o interesse comum sistematicamente contrariam.

Há uma tendência de desagregação no interior de certos estados motivada por puro nacionalismo, como se ajustes de contas com a História fizessem algum povo mais livre e feliz consigo mesmo. Porque a afirmação da diversidade no interior dum país a várias linguas, várias nações, faz sentido e é justa mas pode perder facilmente a razão e a humanidade dos propósitos.

Como há também o movimento inverso, centrípeto, alimentando os velhos mitos da união pela língua e pelos simbolos do estado, provocando ressentimentos que duram séculos.

Por vezes, ambos os discursos assumem o mesmo vocabulário, a mesma visão apocaliptica, próprio da ideologia nacionalista, num jogo de espelhos sem nexo.   

Por isso me entusiasmam os projectos assentes na lógica pragmática, económica e afectiva das euro-regiões: transfronteiriças numa Europa sem fronteiras, bilingues ou não numa Europa polifónica, onde a moeda e a cidadania sejam comuns. 

O que será desejável é que haja uma dinâmica a contrariar a paralisia das instituições presas num enredo burocrático onde os pequenos interesses travam os projectos maiores, em que estes sejam confundidos com os grandes interesses duma política de vistas curtas. Que haja, tendencialmente, uma só voz nos assuntos internacionais comuns. E que essa voz seja mais exigente no plano dos principios, dos direitos humanos, do ambiente.

E, claramente, assumindo a vocação de espaço económico próspero em atmosfera cultural criativa que favoreça uma vivência social e individualista, simultaneamente competitiva e solidária.

Com todas as contradições inerentes, porque não há mundos perfeitos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: