novidades e outras coisas

Tratado de Lisboa

Para um cidadão português, anónimo, pouco informado, mas razoavelmente interessado, como me sinto, a Comunidade Europeia é o espaço natural para os países europeus partilharem um destino comum através duma estratégia de integração e de acção conjunta no Mundo.

Do projecto abandonado da Constituição Europeia simpatizava muito com a ideia duma bandeira (a actual bandeira da Comunidade), dum hino (o Hino à Alegria), a divisa (a união na diversidade) e a menção do euro ser a moeda da União. Curioso, porque nunca tive particular estima pelos simbolos enquanto simbolos nacionais, já que estes definem uma identidade versus uma diferença, enquanto que os simbolos comunitários exprimem bem o principio declarado na divisa.

O uso duma moeda comum, dum passaporte comunitário e sentir livre para circular, são benefícios acessíveis a qualquer um que viaje. E serão benefícios que impliquem limitações à soberanias nacionais frente à Comunidade? Claro, mas e daí?

Parece-me que o ideal europeu será o de me sentir cidadão da Estónia a Malta, de Portugal à Polónia, e para tal ajudaria muito se as regras forem iguais, seja no emprego, seja na assistência social, no IVA, na justiça, etc.

O que não implica que os ordenados portugueses passem a estar ao nível dos ordenados na Suécia, mas também não tem de implicar que os enchidos transmontanos percam a sua especificidade frente aos enchidos de outras partes da Europa, ou que Portugal deixe de ter um vínculo especial com Cabo Verde e Timor, que Espanha perca o seu vínculo próprio com Cuba ou a Argentina, e por aí fora.

Mas que essa integração seja à “custa” de soberania nacional não me choca: não é assim desde que nos integramos em 1984?

   

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: